sexta-feira, 27 de maio de 2011

O rei dos musicais

Morador da Pompeia e fã de heavy metal, Saulo Vasconcelos se tornou o grande protagonista de obras como Les Misérables, Cats e Mamma Mia


Saulo Vasconcelos seguiu a cartilha do típico adolescente da Brasília dos anos 80/90. Como Renato Russo, Dinho Ouro Preto, Herbert Vianna e outros menos famosos, ele era só uma garoto que queria tocar rock com seus amigos. Verdade que a Zona Morta não alçou voos tão altos quanto às confrades Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Mas, por uma dessas peças do destino, a banda “revelou” o maior ator de musicais do Brasil. A metamorfose começou em 1992, quando o também aspirante a economista entrou no coral da Universidade de Brasília (UNB), onde estudava. No início as pretensões eram modestas, como o próprio Saulo explica. “Entrei no coral para educar a minha voz.” Foi amor ao primeiro timbre. Após uma passagem pelo Coro Masculino de Brasília, Saulo começou a soltar seu vozeirão em óperas. Interpretou clássicos como La Bohème, de Giácomo Puccini, Aída e La Traviata, do romântico italiano Giuseppe Verdi, e Dom Giovanni, de Mozart. Porém, a montagem mexicana de O Fantasma da Ópera, musical assinado pelo inglês Andrew Lloyd Webber, mudou de vez sua vida. “Seria a primeira versão de O Fantasma em espanhol. Foi um bafafá muito grande. Muita gente queria estar no espetáculo. Então gravei um vídeo e mandei para a produção nos Estados Unidos. Não é que fui aprovado!” E lá se foi Saulo para sua primeira grande aventura no exterior. A temporada foi um sucesso. As 400 apresentações foram vistas por 880 mil pessoas. Mas os terremotos, vulcões e, sobretudo, o infernal trânsito da Cidade do México abreviaram sua estada na terra de Octávio Paz e do guacamole. De volta ao Brasil, e especialmente a São Paulo, e posteriormente à Pompeia, onde reside em um condomínio amplo e confortável situado nas proximidades do Bourbon Shopping, Saulo começou sua trajetória de protagonista nas grandes produções que aportaram na cidade. Atuou em Les Misérables, A Bela e a Fera, A Noviça Rebelde, mais uma vez em O Fantasma da Ópera e Cats. No momento protagoniza Sam em Mamma Mia, espetáculo escorado em clássicos do grupo sueco ABBA, em exibição no Teatro Abril. Apesar do êxito em outros palcos, Saulo não abandona o bom e velho heavy metal da adolescência. “O 2º Movimento do Réquiem, de Mozart, e As Quatro Estações, de Vivaldi, são puro heavy metal.”



Por Chico Silva

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