quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

'Febre' de aplauso de pé incomoda artistas e críticos de teatro

A Europa era exceção, até poucos anos atrás. Mas também por lá o crítico inglês Michael Billington lamentou que esteja chegando o "hábito sujo americano" de aplaudir de pé no final da peça. Qualquer peça.

O crítico americano Ben Brantley concorda e até lançou um apelo público, no "New York Times", "pela volta do aplauso sentado". Aplaudir de pé, afirma, "virou um gesto social automático", sem sentido.

 No Brasil, o diretor Antunes Filho e a atriz Nydia Lícia, com carreiras iniciadas há mais de meio século no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), atestam que "essa mania de levantar sempre", como ela descreve, é recente.

Lenise Pinheiro/Folhapress

Público aplaude monólogo 'A Vida Sexual da Mulher Feia'

Antunes arrisca que o hábito se disseminou a partir dos anos 90. "Antes era mais seco", diz. "Agora é um touro bravo, vai que vai. Agora é absolutamente nada."

 "Antes era um gesto estrondoso para o ator", relata Nydia, citando, entre os raros aplausos de pé no TBC, "Seis Personagens em Busca de um Autor" (1951), com Sergio Cardoso, Cacilda Becker, Paulo Autran e Cleyde Yáconis.

"Era excepcional", diz. "Agora levantam, assobiam, gritam e fica por isso mesmo. Você não tem mais medida, não sabe até que ponto agradou. O ator fica mimado."

 Com a presença crescente de celebridades do cinema e da TV no palco, tanto aqui como no exterior, o fenômeno avançou para o meio das apresentações, para a entrada em cena. "A sugestão é, no caso de estrelas menos veneráveis, como Julia Roberts, 'bom para você, você é famosa'", critica Brantley.

PANDEMIA

Ele reconhece que aplaudir de pé é um "vírus" que pode ter tido sua origem na Broadway, seguindo depois para Europa e outros junto com as franquias dos musicais nova-iorquinos.

Cláudio Botelho, que ao lado de Charles Möeller ajudou a estabelecer os musicais no Brasil, também questiona o fenômeno, mas acrescentando ser mais acintoso por aqui —onde programas de auditório teriam instituído, segundo ele, que "quem quer que apareça é aplaudido".

 Lamenta, sobretudo, que "não tem mais diferença: aplaudem de pé tanto Marília Pêra como qualquer grupo jovem". Citando também Bibi Ferreira e Fernanda Montenegro, cobra: "O que você vai dar como reconhecimento às grandes divas?".

São muitas as hipóteses para a "febre", segundo o "NYT": espectadores aplaudem para justificar o ingresso caro; por serem turistas, não habituados ao teatro; pelo alívio físico de se levantar; até para chegar antes à saída, nas plateias lotadas.

Antunes acrescenta um fenômeno local relativamente novo e semelhante àquele dos turistas na Broadway: "A classe média aumentou. É uma coisa boa, mas eles ainda não têm base. Ir ao teatro já é uma vitória social".

Saulo Vasconcelos, protagonista de musicais como "O Fantasma da Ópera" no Brasil e no exterior, soma ainda duas razões específicas, no caso de São Paulo. "As pessoas aplaudem já se levantando para ir embora, porque o estacionamento é um inferno. E também porque o espectador daqui é gentil, quer mostrar seu carinho."

AUTOENGANO

Ron Daniels, que começou como ator nos anos 60 no Teatro Oficina e a partir dos anos 70 se estabeleceu como encenador em companhias como a Royal Shakespeare Company e o American Repertory Theater, acredita que o problema é maior nos Estados Unidos e no Brasil.

"Em Nova York eles sempre se levantam. Na Inglaterra, só em musical, Shakespeare não", diz ele. "Eu detesto esses aplausos, o espetáculo perde o valor. Mas, quando é merecido, a 'standing ovation' [aclamação de pé] é maravilhosa."

Para Daniels, o fenômeno "é muito esquisito: a plateia se congratula a si mesma". Michael Billington, que é crítico do londrino "Guardian", concorda que a febre do aplauso de pé surgiu com o público "tentando enganar a si mesmo", sugerindo que a cura teria de partir dele

Folha de São Paulo

3 comentários:

  1. Eu aplaudo quando gosto, ovaciono quando amo, algumas vezes, enquanto todos estão aplaudindo, eu fico quieta, por não achar que seja o momento, ou não ser necessário.
    Existem alguns atores que faço questão de aplaudir em pé, de gritar, assobiar e abraçar, por admiração, emoção e carinho!

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  2. Eu, como público de teatro, me sinto totalmente agredida com a maioria das opiniões expostas nesta matéria, sinto-as extremamente arrogantes. Na minha opinião, as pessoas aplaudem por carinho, reconhecimento do trabalho do ator e de toda a equipe e produção, e muitas vezes até por gratidão por momentos especiais que são proporcionados no teatro. Concordo que o teatro agora também faz parte da vida da classe média, mas, isso não diminui seu valor e sim, o faz cumprir seu papel na disseminação da cultura. Lamento esta arrogância...

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  3. dalva maria soares tafner6 de abril de 2014 às 02:50

    Qdo gostamos aplaudimos:
    Nao aplaudindo acho eu que o espetáculo foi ruim..mas jamais fui sem aplausos pois faz parte:cabe a direção do evento ditar regras antes do espetáculo :pois o público sabe também respeitar.. assim com não prestigiar :ê um direito de escolha:fui há grandes eventos onde o acessor comunica as normas e nem por isso foram desrespeitadas ..afinal cada um vai pra ver e aplaudir seu ídolo
    Por exemplo:Bravo André Rieu nada é proibido e êle interage com sua plateia::
    Vou ve-na Holanda
    Circo de Soleil tem normas e todos respeitam..aplausos em cada ato:celular proibido e ..há o respeito..O Rei cada show é uma emoção e sem frescuras ..espera com calma e sorriso..e celular?? É emocionante as luzes apagarem e só a luz do celular..Balé de Bolshoi tem normas e há o respeito e voltamos felizes..
    Pagamos caro por um grande evento
    Vale repensar ....

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