segunda-feira, 27 de abril de 2009

Musical "A Bela e a Fera"


Hoje fomos à pré-estréia deste belíssimo musical, que estreará no próximo dia 30 de abril, no confortável e estruturado Teatro Abril, que já apresentou famosos espetáculos como O Fantasma da Opera, Les Miserábles, Miss Saigon, Chicago, todos com sucesso de público.

No caso de “A Bela e a Fera“ (www.belaeafera.com.br), meu preferido desde minha adolescência, conta a história do príncipe arrogante, transformado em fera por uma feiticeira e que só retornaria à sua forma normal se encontrasse o verdadeiro amor, retornou hoje à capital seis anos após ter encerrado uma temporada com enorme sucesso de público e crítica. A nova montagem tão grandiosa quanto à anterior, com figurinos feitos à mão e atores-cantores que usam suas vozes para enriquecer o espetáculo.

Não poderia deixar de comentar que infelizmente, sem dúvida alguma a primeira versão pelo menos em seus atores-cantores principais foi mil vezes melhor que os desta nova versão. A Fera parecia mais um gatinho e menor ou do mesmo tamanho que a sua amada e ainda com uma voz fraca. Para quem assistiu em 2002 com a voz de Saulo Vasconcelos, ficava com medo mesmo com os ares de deboche que algumas vezes o personagem deveria parecer.

Também, não posso deixar de lembrar que Saulo, também participou barbaramente de mais um dos meus musicais favoritos “O Fantasma da Ópera”, sendo mais uma vez um dos papéis principal, o próprio “Fantasma”. Com uma voz esplendorosa, forte e emocionante.

Nesta versão, a atriz que interpretou brilhantemente Miss Saigon (ex integrante do conjunto criado pelo SBT, às garotas pop star: Rouge), não conseguiu chegar aos pés da atriz-cantora Kiara Sasso. A atriz principal que interpreta “A Bela”, não emociona e sua voz é tão fraca que parece não ter força para dizer que ama a “Fera” no final.

Veja a versão em 2002, ouça a voz da Fera e me conte depois se não foi mais convincente.

E não sei, mas o personagem do pai da “Bela” parecia mais o Gepeto, pai do Pinóquio, do que da personagem principal. Os movimentos dele, a interpretação em si, pareciam que ele era BEM mais velho e cansado do que na história principal. Mais uma vez, a primeira interpretação com o Claudio Cury, foi bem mais paterno do que nesta. Faltou sentimento, talvez o principal: a sintonia dos artistas.

Alguns momentos no espetáculo estavam tão sombrios que não dava para ver a rosa, que é o símbolo que o feitiço estava chegando ao fim e todos ali, estariam condenados a viverem como objetos eternamente. E ainda, na batalha da Fera com o Gaston, não se via os rostos e a interpretação dos atores era sem expressão de luta, batalha pelo amor da “Bela”. Não sei se esqueceram de acender algumas luzes, mas faltou iluminar os rostos.

Falando em Gaston, alguém já assistiu a Escolinha do Sidney Magal (não me lembro o nome do programa) que passa na Band ? Tem um personagem meio Jonny Bravo, meio modelo, então é este que a interpretação do Gaston me lembrou nesta nova versão. Senti MUITA falta de Daniel Boaventura, que fez o Gaston na primeira versão. Como meu companheiro disse, eles estavam cercados de boas interpretações, brilho e cor, mas os PRINCIPAIS precisam melhorar e muito para encantar a nós, fãs deste deslumbrante espetáculo musical.

Mesmo assim, tudo é valido, os figurinos, os cenários, ah a orquestra, como é emocionante ouvir a orquestra. Você ouve os acordes dos temas deste especial que é um dos mais famosos desenhos animados da Disney, que na minha humilde opinião é o melhor.

Para os fãs de musicais, São Paulo oferece ainda outras agradáveis possibilidades de espetáculo, tais como “A Noviça Rebelde” (www.teatroalfa.com.br), “Beatles num céu de diamantes” (Shopping Eldorado, telefone: 4003-2330) e “Senhora dos Afogados (www.ticketmaster.com.br, no link do Teatro Imprensa). Como os preços são variados, existem enormes possibilidades de você encontrar algo que esteja de acordo com o seu bolso. Vale à pena conferir!

Já que dizem que tudo acaba em pizza, após ver um musical no Teatro Abril, fomos comer uma boa pizza, aqui mesmo em Atibaia, no Armazém da Pizza. Chope Brahma, bom atendimento, lugar aconchegante, quando estiverem por aqui, na nossa adorável cidade que tem um clima acolhedor, aproveite a pizza deles também.


Por Ione Bonfim

Fonte:
http://www.atibaianews.com.br

2 comentários:

  1. Ione Bonfim:
    Partindo para o lado poético eu digo que a falta de luz nos rostos pode ser devido a ausência do brilho,da luz que irradia de pessoas naturalmente iluminadas como Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos.Duas grandes estrelas dos musicais,que quando unidas no palco podemos ver vossos brilhos máximos onde não há escuridão que consiga reinar.

    ResponderExcluir
  2. Pessoas que falam bem das atuações de Kiara e Saulo, definitivamente não tem moral pra falar mal dos outros.

    ResponderExcluir