sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FDP e Preamar, as Novas Séries Brasileiras da HBO


As duas séries fazem parte do pacote de produções originais da HBO América Latina. Independentemente dos produtos que vêm dos EUA, o canal busca estabelecer uma identidade e indústria própria. Tudo começou com a série “Epitáfios”, produzida na Argentina em 2004. Ao longo dos anos, a HBO América Latina já produziu “Mandrake”, “Alice”, “Filhos do Carnaval” e “Mulher de Fases”, todas brasileiras, “Capadócia”, do México, e “Prófugos”, do Chile.

Com a nova lei que obriga os canais da TV a cabo a oferecer uma cota de produtos nacionais, novas séries brasileiras serão produzidas por diversos canais, incluindo a HBO, que já desenvolve o projeto de “Destino SP”, sobre a vida de imigrantes na cidade de São Paulo. Apesar de trazer o nome da HBO, todas estas séries são produzidas por empresas independentes, em parceria com o canal. “Mandrake” é da Conspiração Filmes, “Alice” foi oferecida pela Gullane Filmes, “Filhos do Carnaval” e “Destino SP” são da O2, e “Mulher de Fases” é produzida pela Casa de Cinema de Porto Alegre. As demais séries latinas são da Pol-Ka Producciones (Epitáfios), Argos (Capadocia), Eferes e Fabula (Prófugos). A série “FDP” ou “(fdp)“, forma como o título será visto na tela, é uma produção da Pródigo Filmes com previsão de estreia para o mês de março. Foram encomendados 13 episódios para a primeira temporada. A série acompanha a vida de um árbitro que apita os jogos da taça Libertadores da América. O título é a abreviação do nome ‘pouco singelo’ pelo qual o juiz é chamado quando o torcedor mais nervoso e frustrado reclama da forma como ele atua em campo. A paixão pelo futebol será o ponto central da trama, que tentará nos mostrar o ponto de vista do árbitro e, quem sabe, redimir esta espécie (quase) sempre condenada.

Criada por José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, com base em argumento de Adriano Civita e Giuliano Cedroni, a série é estrelada por Eucir de Souza, ator de teatro, TV e cinema, que interpretará o juiz Juarez. No elenco também estão Cynthia Falabella (Manuela), Maria Cecília Audi (Rosali), Vitor Moretti (Vini), Paulo Tiefenthaler (Carvalhosa, o bandeirinha), o ator e cantor Saulo Vasconcelos (Serjão), Fernanda Franceschetto (Vitória, a bandeirinha), Adrian Verdaguer (Guzmán), Domingas Person (Paloma) e Chris Couto (Gilda Marques, a comentarista).

Já “Preamar” recém finalizou as filmagens do primeiro episódio. Produzida pela Pindorama Filmes, a comédia também tem 13 episódios encomendados para sua primeira temporada. A previsão de estreia é para o segundo semestre de 2012. A história narra a vida de João Ricardo Velasco (Leonardo Franco), um executivo que, após perder o emprego em um banco, inicia um negócio informal nas praias do Rio de Janeiro, sem revelar para a família sua real situação. Vivendo na praia, João passa a testemunhar a rotina de seus frequentadores e as situações que eles protagonizam. Entre elas, a perseguição aos gays, o tráfico e a prostituição. Criada por Estevão Ciavatta, Patricia Andrade e William Vorhees, a série também traz no elenco os atores Roberto Bonfim, Paloma Riani, Eliana Pittman, Jessika Alves, Hugo Bonemer, Thiago Amaral, Karen Junqueira, Sóstenes Vidal e Mumuzinho.

No elenco de apoio estão Oswaldo Mil, Paulo Reis, Allan Souza, Thaissa Carvalho e Rui Rezende.

Um comentário:

  1. Eu amo futebol, e ver Saulo numa série como essa simplesmente NÃO TEM PREÇO! Mal posso esperar :)

    ResponderExcluir