quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Um tour pelos musicais de São Paulo por Saulo Vasconcelos

Esses dias ensaiei durante o dia e tive a possibilidade de ver um pouco do nosso teatro musical a noite. Gostei muito do que vi...

Começou com o Hair.




Gostei tanto, mas tanto, que comentei umas 300 vezes que a experiência de ver o espetáculo foi uma "patada na testa", pela força do seu elenco, além da construção de uma partitura incrível.

Depois assisti Cabaret, com minha parceira Sara Sarres, que aliás pretendo ver e aplaudir muito em Famíla Addams. Outra experiência linda e emocionante. Com o direito à jantar pós-espetáculo para os comentários.



Por último, assisti Vicente Celestino, A Voz Orgulho do Brasil que também me emocinou muito.

Principalmente porque há uns 2 anos conversei com o produtor e um dos atores da peça - Edmundo Lippi - sobre a viabilidade de interpretar o protagonista. Infelizmente, surgiu a possibilidade de fazer Jekyll and Hyde ou CATS e acabei priorizando a vida em São Paulo já que o espetáculo seria no Rio.

A questão que me levou a escrever sobre esses espetáculos é muito simples. O prazer de ver os amigos em cena. Eu sou suspeito quando digo que me emocionei e saí de lá em êxtase, nos três espetáculos. Afinal são meus amigos. Gente que amo e quero bem. Mas, na verdade mesmo, eu morro de preguiça de "gongar" as pessoas em seus trabalhos. Isso é tão clichê. Dá sempre pra fazer críticas construtivas em relação à qualquer espetáculo por mais perfeito que seja ou pareça. Mas isso eu faço quando me perguntam... E de forma privada. Prefiro mil vezes ficar encantado com as interpretações (em HAIR) de meus "ex-filhos" em A Noviça Rebelde, no Rio. Davi Guilherme e Estrela Blanco. Aliás, fiz questão de mandar uma mensagem pra eles pelo Facebook, depois do espetáculo. Mensagem que eles NÃO responderam. Filhos ingratos (rs).

Brincadeiras à parte, é uma delícia ver minha eterna parceira de cena Kiara Sasso, há poucos dias de haver terminado Mamma Mia, num papel completamente diferente (também falando de HAIR).



Outro dia, numa conversa de mesa, num almoço com amigos, disseram que ela tem um star quality inegável e eu fiquei pensando naquilo com orgulho. Falando em orgulho, também fiquei muito orgulhoso e surpreso com Fernando Rocha, no papel de um dos protagonistas de Hair. Eu o conheci em A Bela e a Fera e ele fazia o gárgola que agarrava a Bela, assim que ela entrava no Castelo da Fera. Como o mundo dá voltas. A Carol Puntel está linda também. Forte e líder. Aliás pra vocês entenderem como eu sou suspeito: chorei que nem um bezerrinho desmamado na estréia dela como Grizabella em CATS, substituindo Paula Lima. Não tem jeito. Nesse aspecto eu sou um banana.

Já em Cabaret, uma das coisas que mais admirei, além de meus queridos amigos e ex-companheiros de cena Jarbas Homem de Mello (que canta um Queen como ninguém!!!), Marcos Tumura (num papel tão "coração" quanto ele mesmo é em pessoa) e Guilherme Magon (grande supresa, dado que ele entrou no lugar de Reynaldo Gianecchini, uma responsabilidade de última hora)...



Voltando: uma das coisas que mais admirei foi a generosidade de Cláudia Raia com seu elenco. Saber dividir uma cena, principalmente tratando-se de uma celebridade, é uma tarefa muito difícil. Quem for assistir o espetáculo vai ver do que estou falando. E, finalmente, Vicente Celestino. Com meu querido Ricca Barros no papel do protagonista.

Aliás, que linda homenagem me prestou ao final do espetáculo, anunciando minha presença no teatro. O que mais me chamou a atenção no espetáculo foi o fato de se tratar da vida de um senhor que eu vergonhosamente não conhecia música alguma. Vicente Celestino foi um dos grandes nomes da música brasileira nas décadas de 30 e 40.



E a prova de que ele foi um ícone em sua época, foi a reação do público as suas canções. Um público com uma média de idade muito acima do que tivemos em Mamma Mia, mas que não se esquece. E isso foi tão bonito presenciar. Presenciar a concretização da obra que criamos e que o tempo não leva. O sonho de todo artista.

E foi transformador ver esses talentos brilhando, alguns próximos outros nem tanto. Sempre achei que existe lugar ao sol para todo mundo. Essa coisa de passar por cima dos outros, ou ser mais ambicioso do que o necessário, não faz da nossa vida mais recheada de sucessos. Mas, como é bom quando nos é dada a oportunidade e a gente faz valer a chance que o destino nos deu! Sendo assim, deixem "o sol entrar" em 2012!

Vem aí Violinista no Telhado, que todos acham incrível. Ainda não vi. Vem aí Tim Maia, com Tiago Abravanel, um MONSTRO no papel! Vê-lo em cena foi uma dessas raras oportunidades que surgem na vida, presenciar a genialidade de um ator em sua totalidade.

Vem aí Pricilla, Rainha do Deserto, que vai ser o musical mais legal de todos porque tem um tal de Saulo Vasconcelos... Sabem quem é? hahahaha. Poxa, deixa eu vender meu peixe também!

Falando sério, que lindo elenco! Uma baita química entre "nossas" três drags: Ruben Gabira, Luciano Andrey e André Torquato. Que acima de tudo são excelentes atores. Que fique claro isso. Três excelentes atores com quem eu tenho o prazer de dividir o palco e esse "sol" gigante que brilha pra todos nós...

Saulo Vasconcelos

11 comentários:

  1. Que gostoso de ler isso....Adorei o blog Saulo querido!!!

    Que possamos trabalhar juntos novamente....Em breve! Bjão aí e sucesso sempre pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Que emocionante seu texto. Visão de artista é para poucos!

    ResponderExcluir
  3. Que emocionante o seu texto. Visão de artista é privilégio de poucos.

    ResponderExcluir
  4. Que texto maravilhoso!!! E eu fico aqui na vontade de ver NOVAMENTE Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos JUNTOS NO PALCO!!!!......tomara que isso não demore MUITO!!!.....Saulo e Kiara juntos, no palco, não tem pra ninguém!!!!!!!!Talita

    ResponderExcluir
  5. QUE MARAVILHA DE TEXTO...MAS AGORA TA ATÉ DOENDO DE TANTA VONTADE VER ESSES ESPETACULOS E CLARO VER TBM PRISCILA....PRECISO ME DA ESSE PRESENTE E IR EM SP.

    ResponderExcluir
  6. Entende pq te chamo de Maravilhoso? Porque além de ter um talento do qual ninguém pode duvidar, ainda tem essa humildade, essa simplicidade em falar dos seus colegas que estão começando agora, esse generoso coração que eleva e aceita os demais profissionais, mesmo vc sendo considerado o rei dos musicais...Que os novos, lindos e talentosos atores, cantores e bailarinos dos nosso musicais percebam como isso é que faz a diferença, que é importante aliar talento e generosidade, determinação e grandiosidade nos pequenos gestos e nas declarações públicas!
    Então, já vi Hair 6X, intenso, forte, impactante...e como são carinhosos, ao final, c/ a gente! O Violinista é IMPERDÍVEL, lindo, comovente! Espero Priscila, ansiosamente, principalmente por ter no elenco esse tal de Saulo Vasconcelos...MERDAAAA!!
    Obrigada por esse texto delicioso e por ser quem vc é!
    bj, te amo

    ResponderExcluir
  7. Vou apenas citar a Maria de Fátima em meu comentário "Obrigada por esse texto delicioso e por ser quem vc é!"
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto, Saulo!
    Acho que você deveria escrever mais vezes por aqui. Você poderia nos falar um pouco mais sobre o seu novo musical, né? hehehe
    Super ansioso por "Priscila"! Merda!!!

    Abraços! :D

    ResponderExcluir
  9. Magoei...acabei de descobrir que vc nunca trabalhou e nem vai trabalhar comigo...kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  10. Saulo, vi Cabaret e vi Hair... e mesmo não tendo nenhum amigo em cena (risos) me emocionei demais com os dois. Verei Priscilla, ingressos comprados pro dia 17/03, primeira sessão... e tenho certeza que vai ser bombástico!!!
    Aproveito prá expressar a admiração gigante que tenho pelo seu trabalho. Mil parabéns e sucesso sempre... merda sempre.
    Abs.

    ResponderExcluir
  11. Que honra um dia dividir o palco com o tal de Saulo Vasconcelos hahahaha, mas enfim que blog maravilhoso, adorei o post, dá uma vontade enorme de assistir todos esses musicais! E muito sucesso e merda em Prscilla.

    ResponderExcluir