sábado, 7 de janeiro de 2012

Musicais

Sucessos da Broadway desembarcam no Rio e em São Paulo

Investimentos milionários, superproduções cuidadosas, públicos enormes e grandes repercussões. Essa tem sido a equação de sucesso dos musicais, que, a julgar pelas estreias prometidas para 2012, devem continuar angariando admiradores. Entre elas, chamam a atenção as adaptações de histórias consagradas no cinema e na TV como “O Mágico de Oz”, “Priscilla, a Rainha do Deserto”, “A Família Addams” e “Xanadu”, o primeiro a chegar aos palcos.

Com Danielle Winits, Thiago Fragoso e Sidney Magal no elenco, o espetáculo estreia dia 13 de janeiro e é baseado no clássico dos anos 80 protagonizado por Olivia Newton-John. Nele, a semideusa Kira (Danielle), da mitologia grega, desce à Terra para ajudar Sonny Malone (Fragoso), um artista incompreendido que pretende abrir uma casa noturna peculiar. Muitas das coreografias são executadas sobre patins, o que exigiu muita prática por parte dos atores, dirigidos por Miguel Falabella.

No meio do ano, será a vez de “O Mágico de Oz”, clássico eternizado por Judy Garland no cinema, ganhar superprodução pelas mãos dos consagrados Charles Moëller e Claudio Botelho. A história da pequena Dorothy – embalada pelo tema “Over the Rainbow” – tem orçamento alto, estimado em R$ 8,5 milhões. Não deverá ser, porém, o espetáculo mais caro de Moëller e Botelho em 2012. Os dois preparam para outubro “Rock in Rio, o Musical”, uma parceria com os organizadores do festival de música pop, realizado pela última vez no Brasil no ano passado. Orçada inicialmente em cerca de R$ 10 milhões, a montagem terá canções que marcaram as quatro edições do evento. A dupla também montará “Kiss Me, Kate”, musical escrito por Cole Porter, cuja adaptação só deverá estrear em 2013. Assim como em “O Violinista no Telhado”, o elenco contará com José Mayer.

Antes disso, no final de abril ou início de maio, o Rio receberá também “Quase Normal”, uma ópera-rock americana vencedora do prêmio Pulitzer e de três Tonys desde que estreou nos EUA, em 2009. O ator Tadeu Aguiar traduziu e dirigirá o espetáculo, produzido em parceria com Eduardo Baker. Trata-se da história de uma família cuja matriarca, Diana, sofre de distúrbios psiquiátricos. Especula-se que a protagonista será interpretada por Totia Meirelles. A produção terá dois elencos de seis atores, que se revezarão para cumprir as seis sessões semanais previstas.

Já os paulistas terão de esperar até 2 de março para assistir a uma estreia. Com Marisa Orth como Mortícia e Daniel Boaventura no papel de Gomez, seu marido, o musical “A Família Addams”, encenado na Broadway desde o ano passado, terá sua primeira montagem fora dos EUA. Nela, o casal – núcleo do divertido e macabro clã criado na década de 1930 pelo cartunista Charles Addams - oferece um jantar aos pais do namorado da filha Wandinha, um rapaz “normal”.

Apenas duas semanas depois, também na capital paulista, estreia “Priscilla, Rainha do Deserto”, que narra a travessia do deserto pelas drag queens Felicia e Mitzi, e a transexual Bernadette a bordo de um ônibus colorido. Sucesso na Austrália, na Broadway e em Londres, de onde o veículo cenográfico virá de navio, o espetáculo terá no elenco André Torquato, Saulo Vasconcelos e Simone Gutierrez, que estiveram respectivamente em “As Bruxas de Eastwick”, “Mamma Mia!” e “Hairspray”, além de Ruben Gabira e Luciano Andrey. A cidade também receberá montagem de “Fame, o Musical”, inspirada em filme dos anos 1980 que narra os desafios de talentosos estudantes da New York High School of Performing Arts.

Com tantas boas opções, não seria má ideia adiar a viagem à Broadway.

2 comentários:

  1. Acho q se equivocaram, já q a primeira estreia em SP (apesar de já ter ocorrido temporada no Rio) é Hair, e não A Família Addams...

    ResponderExcluir
  2. cara acabei de assistir vc no jo te achei um maximoooooooooooo vc e uma grande estrela viu brilhe sempre pois DEUS ja o fez reluzente um dia eu realiso meu sonho que e ir ao teatro nunca fui mas vou um dia quem sabe bjusss

    ResponderExcluir