domingo, 22 de março de 2009

A nova montagem de A Noviça Rebelde, que estreou no Teatro Alfa, é uma delícia



O musical The Sound of Music, de uma das mais imbatíveis duplas de criadores americanos, Richard Rogers e Oscar Hammerstein, vai fazer 50 anos em novembro. Em 1959, quando estreou na Broadway, a história real da família Von Trapp, de aristocratas cantores austríacos que cruzam os Alpes a pé para fugir do Nazismo, e recomeçam a vida nos Estados Unidos, era ainda muito recente. Entre a montagem teatral e o filme, lançado em 1965, que conquistou o mundo, o musical juntou 8 prêmios Tony e 5 Oscars. Hoje, as novas gerações mal sabem o que aconteceu na Segunda Grande Guerra, no fim da primeira metade do século passado. E no entanto, ao final do espetáculo, o teatro está todo de pé, uivando e aplaudindo, sejam os avós, os pais, os jovens e as crianças.


Kiara Sasso lembra Julie Andrews e Marília GabrielaA história de conto de fada da órfã que vira baronesa, das sete crianças que consegue uma segunda mãe adorável, do capitão de coração empedernido que volta a amar e a cantar, do patriota que desafia os vilões invasores e é obrigado a abandonar seu castelo e fortuna e recomeçar a vida em outro canto do mundo, continua a funcionar e emocionar. Minha geração viu The Sound of Music ( que em português ganhou o título A Noviça Rebelde, que o diminui, mas parece não incomodar o público) dezenas de vezes.

Sabemos algumas letras em inglês. Os um pouco mais jovens conhecem de cor a versão em português mostrada na tevê. Mas esta versão de Cláudio Botelho ficará como definitiva. Ele sempre consegue esta façanha. Qualquer musical americano traduzido por ele parece ganhar, não perder. O jeito talentoso de fazer as letras caberem exatamente nas frases musicais, o jeito witty de contar a história, as rimas inteligentes refrescam a história e as canções. Por isso, assistir a esta montagem que estreou oficialmente sexta-feira, 20, no Teatro Alfa, comandada por Claudio Botelho e Charles Moeller, com a nova tradução, é um prazer renovado mais do que reencontrado ou revisitado. Cenários, com a surpresa da animação, e figurinos são mais do que adequados e convincentes. Nada rouba a atenção das interpretações, todas ótimas, algumas surpreendentes.

A gente leva um susto quando vê a protagonista Maria, vivida por Kiara Sasso, entrar em cena. Além de toda a sua figura remeter a Julie Andrews, que viveu Maria no cinema, a gente acha que está vendo Marilia Gabriela do tempo de TV Mulher. E logo reconhece Saulo Vasconcelos, que já foi a Fera e o Fantasma. O casal consegue ser tão bom que nem as crianças, todas ótimas, lhe rouba as cenas. A montagem paulista tem ainda a presença sempre alto astral de Francarlos Reis, que descobriu uma nova carreira nos musicais, e de Estela Ribeiro, que lembra muito a Eleanor Parker do filme.
Elenco irrepreensível com ótimas atuações

Quem gosta deste musical, deve ir revê-lo. Não se esqueçam de levar lenços. E deve levar consigo as novas gerações. É um presente. Um prazer que deve ser compartilhado.Só para informar os que ainda não sabem, a família von Trapp ainda vive nos Estados Unidos, onde mantém um hotel de montanha. E um dos descendentes, Sam, é professor de esqui, está toda temporada de inverno em Portillo, no Chile, e dá aulas para tantos brasileiros que até fala um pouco de português.

Fonte: Msn Estilo Vida

2 comentários:

  1. A quimica existente entre Saulo Vasconcelos e Kiara Sasso é impressionante. Irradia para o público ao ponto de acreditarmos veementemente no romance ali exposto. As vozes então, nem se fala! Elas simplesmente se completam! Maginifico!! Muito sucesso para ambos e que a peça cresça cada vez mais!!!

    Ligia Araujo

    ResponderExcluir
  2. Saulo gostaria de parabenizá-lo e agradecê-lo pelo maravilhoso espetáculo que assisti no sabado (02/04/09)...foi lindo...vc estava lindo..vc é lindo !!!Parabéns...Sentei na segunda fila e foi perfeito...Por favor pedimos para uma gravação de um novo CD da Noviça Rebelde com a sua voz..seria maravilhoso. Obrigada pelos momentos de alegria , beleza e emoção. Beijos da sua mais nova fã: Dulce

    ResponderExcluir