quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

'Cats' ganha montagem brasileira com letras de Toquinho



Musical da Broadway estreia em São Paulo no dia 4 de março.
Paula Lima interpreta canção famosa na voz de Barbra Streisand.

Dolores Orosco
Do G1, em São Paulo


Encenado há 30 anos na Broadway e dono de uma das maiores bilheterias do mundo, o musical "Cats" ganha versão brasileira a partir do dia 4 de março, no Teatro Abril, em São Paulo. Traduzido para mais de 10 idiomas, o espetáculo do autor britânico Andrew Lloyd Webber terá pela primeira vez canções em português, com letras assinadas pelo compositor Toquinho.


A versão brasileira de 'Cats' tem um elenco com 38 artistas, que se revezam em 10 números musicais.(Foto: Daigo Oliva/G1)


Com um elenco de 38 atores-bailarinos que se revezam em dez coreografias, o destaque fica por conta da cantora - e agora neoatriz - Paula Lima. Acostumada aos graves da soul music, Paula teve que se adequar às notas agudas do musical.



VEJA GALERIA DE FOTOS DO ENSAIO DE 'CATS' EM SÃO PAULO



Caso da canção "Memory", gravada em mais de 150 versões sendo a mais famosa delas na voz da atriz americana Barbra Streisand. "Muitas artistas maravilhosas já cantaram essa música, sei que as comparações serão inevitáveis. Mas estou fazendo com muito amor, dedicação e verdade. Isso é o que importa", diz a cantora, que interpreta a gata-protagonista da trama, Grizabella.



"Foi superdifícil achar o tom sofrido dessa personagem, que é dramática, cheia de nuances e tenta o tempo todo ser aceita pelo grupo. Logo eu, uma pessoa do baile, da festa", brinca Paula, que se torna irreconhecível em sua caracterização no palco.


A cantora Paula Lima interpreta a gata Grizabella, um dos principais papéis de 'Cats'. (Foto: Daigo Oliva/G1)


Completam o elenco principal os atores Saulo Vasconcelos e Sara Sarres, que vivem os gatos Old Deuteronomy e Jellylorum. Ambos integraram o elenco das montagens paulistanas de "Les Misérables" e "O fantasma da ópera", encenados em 2001 e 2004, respectivamente.


"Foi bom ver a cidade se tornar um pólo dos musicais ao longo desses quase 10 anos", comemora Sara. "Hoje vejo até crianças chegando para as audições superpreparadas, prontas para entrar em cena. Antigamente era bem mais difícil encontrar tantos atores aptos para os musicais no Brasil", completa a atriz.

Ao lado de "Cats", os espetáculos "O fantasma da ópera" e "Les Misérables" formam a triologia dos musicais mais assistidos do mundo.




Diretores, coreógrafos, produtores e os atores principais do elenco de 'Cats' durante a coletiva de imprensa realizada nesta quarta (24), no Teatro Abril. (Foto: Daigo Oliva/G1)



"Em 30 anos, 'Cats' foi visto por 9,8 milhões de pessoas. Em 2000 a peça saiu de cartaz da Broadway e acabou sendo superado pelo 'Fantasma'", explica o empresário Fernando Altério, dono da produtora T4F, responsável pela concepção do musical. "Não fosse esse fato, ainda seria o espetáculo mais assistido do mundo".



Segundo Altério, esta primeira versão brasileira de "Cats" é fiel à produção original. "Produtores de Los Angeles vieram nos visitar e ficaram bastante satisfeitos com o resultado", garante. "Claro que foram feitas pequenas adaptações para que o Teatro Abril comportasse toda a estrutura de cenário e figurinos, mas nada que comprometesse a versão original".



Toque de brasilidade



Ainda que cenário e figurinos sejam fiéis à montagem americana, o 'Cats' brasileiro tem seus toques de brasilidade. Caso da letra das canções, trazidas para o português por Toquinho, que pela primeira vez compôs para um musical.



"Não foi um simples trabalho de tradução. Foi árduo! Consumiu minhas madrugadas durante dois meses", explica o compositor. "A matriz americana era muito rigorosa e o mais difícil foi manter cada trecho das músicas lincada com as coreografias que os atores fazem em cena".



Com certo cuidado, Toquinho revela ter conseguido driblar parte das exigências dos produtores para acrescentar o humor brasileiro. "Em um momento da peça, um gato que é um ator decadente gaba-se de ter contracenado com atores famosos. Ele então cita Paulo Autran", conta. "Quando um dos personagens fala de um bairro chique, ele menciona a Vila Nova Conceição. Nesse sentido, foi possível deixar o texto com uma cara mais brasileira".



'Cats'

Quando: à partir de 4 de março. Quinta e sexta, às 21h; sábados e domingos, às 17h e às 21h; domingo, às 16h e às 20h.

Onde: Av. Brigadeiro Luiz Antônio, 411 - Bela Vista.

Ingressos: de R$ 50 a R$ 240.


Fonte: G1 Pop & Art


Nenhum comentário:

Postar um comentário