quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Clássico dos musicais, "Cats" ganha temporada brasileira no Teatro Abril


EDSON LOVATTO
Colaboração para o UOL



Paula Lima interpreta a gata Grizabella na versão brasileira do musical "Cats", encenada no Teatro Abril, em São Paulo (24/02/2010)

A partir de 4 de março, felinos de todas as cores e trejeitos do musical "Cats" tomarão conta do Teatro Abril, em São Paulo. As apresentações acontecem até 30 de maio, sempre às quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; e domingos, às 16h e 20h. O espetáculo, que estreou em Londres em 1981, é o segundo mais visto do mundo.

Em seus 18 anos em cartaz (na Inglaterra e na Broadway), já foi visto por 9,8 milhões de pessoas. Só perde em público para "O Fantasma da Ópera" (13,5 milhões em 22 anos). Um total de 38 artistas compõem o elenco da versão brasileira, que se revezam em mais de 10 números musicais. À frente do elenco estão Saulo Vasconcelos, que atuou em "O Fantasma da Ópera", "A Bela e a Fera" e "Lês Misérables"; Sara Sarres (de "O Fantasma da Ópera" e "Lês Misérables") e Paula Lima, cantora e jurada do programa "Ídolos", da TV Record. E coube ao compositor, cantor e instrumentista Toquinho o papel de adaptar as letras do musical para o português.

História

"Cats" é baseado em 14 poemas do livro infantil "Old Possum's Book of Practical Cats", publicado pela primeira vez em 1939 com ilustrações do próprio autor, o poeta americano T.S. Eliot. Ele escreveu a obra para os seus filhos, depois de passar dias observando o comportamento de seus próprios felinos.

No musical, ambientado em um beco escuro, a tribo dos Jellicle Cats se reúne para celebrar quem são e quando o líder do grupo, o sábio e benevolente Old Deuteronomy (Saulo Vasconcelos), anuncia qual deles irá para um lugar especial chamado "Heavyside Layer", onde poderá renascer para uma nova "vida Jellicle". Só um dos gatos, no entanto, não compartilha da euforia do grupo: Grizabella (Paula Lima), que abandonou os companheiros anos antes para explorar o mundo lá fora e, agora, é desprezada por sua escolha. "É uma experiência bastante diferente de tudo que já havia feito. A técnica vocal é outra e a responsabilidade é enorme, porque falamos de um grande musical, marcante na história da Broadway e aplaudido no mundo todo", diz. "Gostava de musicais e, vivendo a experiência de fazer um, me tornei fã compulsiva!".

No show, Paula Lima ainda interpreta a canção "Memory", com mais de 150 versões gravadas. Parceria romântica. Enquanto Paula Lima faz sua estreia em espetáculos do gênero, Saulo Vasconcelos e Sara Sarres, par romântico em "O Fantasma da Ópera" (2005), comemoram 10 anos de musicais. "Estou muito feliz. Todo ator alimenta um pouco esta vaidade positiva de colecionar números, participar de eventos importantes. Com "Cats", encerro a trilogia dos grandes musicais do mundo", revela Saulo. "Continuamos uma parceria que vinha desde os tempos de faculdade", conta Sara.

Curiosidades

O musical estreou em Londres, em 1981, e, desde então, já se apresentou em mais de 20 países e 300 cidades, incluindo todos os Estados Unidos, Canadá e México, além de cidades como Buenos Aires, Seul, Helsinque e Cingapura. Já foi traduzido para 10 línguas (entre elas japonês, húngaro, norueguês, sueco, holandês e finlandês) e recebeu mais de 30 prêmios. A montagem brasileira traz o mesmo design cênico do espetáculo visto na Broadway e foi desenvolvida especificamente para o Teatro Abril. Conta com 110 pessoas, entre brasileiros, americanos e ingleses, em ensaios diários que chegam a 8 horas. Os macacões utilizados pelo elenco são inteiramente pintados à mão e feitos de lycra especial para permitir mobilidade. São mais de 150 peças, entre roupas e acessórios, sendo 64 perucas. Já o cenário, que reproduz o beco escuro onde os gatos se reúnem, apresenta um pneu gigantesco que se eleva no ar sobre uma nuvem de gelo seco quando Old Deuteronomy leva seu escolhido para o lugar onde viverá sua nova vida.


"CATS"

Quando: de 4 de março a 30 de maio de 2010

Onde: Teatro Abril (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411, Bela Vista, São Paulo-SP;

quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; e domingos, às 16h e 20h)

Quanto: de R$ 50 (balcão promocional) a R$ 240 (setor VIP)

Informações: 0/xx/11/4003-5588

Venda a grupos: 0/xx/11/2846-6232

Site: www.musicalcats.com.br

Fonte: Uol Entretenimento

3 comentários:

  1. Saulo, como sempre está maravilhoso no papel de Old Deuteronomy,encantando a todos com sua voz e presença ,mas o melhor do espetáculo é o intervalo,quando temos a chance de subir no palco e conhecê-lo e ver que além de todo seu talento,o seu carisma é igualmente imenso e que pessoa doce você é.
    Minha admiração por você e pelo seu trabalho aumentou ainda mais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Eu assiti sábado no Vivo Rio, gostei muito. Sempre gosteimuito de musicais, mas nunca havia assistido um ao vivo e me emocionei ao assistir nesse sábado...

    ResponderExcluir
  3. Eu assisti aqui em São Paulo e amei! Eu vou dançar Cats na minha escola amanhã. Não sei se você lembra mas eu e minhas amigas subimos no palco na hora do irtevalo e você falou para nós entrarmos no seu blog.Foi um momento que no´s nunca vamos esquecer de tão legal que foi!
    Você se saiu muito bem no papel do Old Deuteronomy!
    Tchau!

    ResponderExcluir