sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Musicais fazem de São Paulo uma verdadeira Broadway

A temporada de estreias traz à cidade montagens de 'Hairspray', 'O Rei e Eu' e 'Cats'

Guilherme Conte e Ilana Lichtenstein, de O Estado de S. Paulo


SÃO PAULO - A Broadway é aqui. Ok, é só modo de dizer. Mas parece mesmo que a Broadway tem uma ‘filial’ em São Paulo. Em menos de uma semana, três grandes espetáculos musicais da famosa avenida nova-iorquina estreiam na cidade (e outros três estão quase chegando).

A temporada começa com "Hairspray", o mesmo que fez de John Travolta uma dona de casa obesa no cinema. Dirigido por Miguel Falabella, o espetáculo estreia nesta sexta, 26, no Teatro Bradesco, com Edson Celulari esbanjando laquê (e gordurinhas de espuma). Sábado, 27, é a vez de Tuca Andrada assumir, no Teatro Alfa, o papel que valeu o Oscar de melhor ator a Yul Brynner em 1957, na adaptação para o cinema de "O Rei e Eu" (mas pode ser que você conheça mais a versão estrelada por Jodie Foster em 1999, "Anna e o Rei").

Na quinta, 4, Paula Lima estrela, no Teatro Abril, o musical "Cats", um programa clássico para quem vai a Nova York desde a estreia do original, em 1981. A cantora teve de fazer aulas de ‘felinidade’ para viver a gata Grizabella. Nas páginas a seguir, você vai conhecer todas as etapas de produção, ensaio e apresentação desses grandes espetáculos. Para você, quem sabe, entrar neste filão. Ok, é só modo de dizer.




Na história, a gata e ex-diva Grizabella deixa tribo para conhecer o mundo. Foto: Paulo Liebert/AE

'Cats'- Os gatos da tribo ‘Jellicle’ entraram em cena pela primeira vez em Londres, em 1981, e chegaram à Broad-way no ano seguinte. O premiado espetáculo de Andrew Lloyd Weber usa o universo felino para falar de exclusão. Na história, a gata e ex-diva Grizabella deixou a sua tribo para conhecer o mundo e sofre quando decide voltar.

História foi montada a partir de um livro de poemas. ‘Cats’ é inspirado em ‘Old Possum’s Book of Practical Cats’ (1930), de T.S. Eliot. A canção ‘Memory’ foi tirada de ‘Rhapsody on a Windy Night’ e a gata Grizabella, de um rascunho.

Paula Lima - Saulo Vasconcelos e Sara Sarres, os protagonistas de ‘O Fantasma da Ópera’, formam a base da gataria com a cantora Paula Lima, por quem a equipe internacional de ‘Cats’ se encantou. A recíproca é verdadeira: "Estou apaixonada por esse espírito de grupo", diz. "É como um dominó montadinho - uma noção de disciplina que já está mudando os meus shows."

Teatro Abril (1.530 lug.). R. Brig. Luís Antônio, 411, Bela Vista, 4003-5588. 5ª e 6ª, 21h; sáb., 17h e 21h; dom., 16h e 20h. 160min (com intervalo de 20 min). Livre. R$ 50/R$ 240. Até 30/5.

Fonte: Estado de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário