sexta-feira, 2 de março de 2012

Um pequeno resumo do processo de aprendizado de um musical

 
Lembrando que nem todos os musicais seguem essa linha.
 
O aprendizado de um musical se divide em três partes mais ou menos previsíveis. Canto, Dança ou sequência de movimentos (que é como se fosse um coreografia muito simples. Ex.: Cenas das barricadas em Les Misérables, cenas da aldeia de A Bela e a Fera, sequência de cenas que se passam na embaixada americana em Miss Saigon) e Interpretação. E essas três partes podem ser divididas entre 6 e 8 semanas de ensaios.
 
Na primeira semana pode-se dizer que o ator permanece "sentado". São dispostas cadeiras com estantes para partituras ou letras de música pelo salão de ensaios. Ao contrário do que se pensa, ler música não é um requisito que se exija do ator, embora seja importante que o candidato tenha pelo menos um mínimo de musicalidade - visto que em alguns testes se pede, por exemplo, que o artista aprenda uma das vozes de uma sequência coral. 
 
Nessa primeira semana é importante que o ator memorize o mais rápido possível aquilo que foi passado no dia anterior. Geralmente, usam-se gravadores na hora da passagem de vozes individuais ou solos, para facilitar o estudo em casa.
 
Na segunda semana, geralmente, os artistas "levantam". Começam ensaios de coreografias e cenas, dependendo de que  núcleo os atores fazem parte no espetáculo. Ex.: Em A Bela e a Fera havia dois núcleos: Aldeia e Castelo. Geralmente, aquelas que faziam parte do "núcleo Castelo" aprendiam as cenas e os que faziam parte do "núcleo Aldeia" aprendiam sequências de movimento e coreografias. 
 
O processo onde o ator "levanta" é a oportunidade que ele tem de juntar o canto ou texto com o movimento, seja ele em forma de marcação de cena ou de coreografias. Por isso, existe a necessidade de que se aprenda o máximo possível da primeira semana. 
 
Quanto mais o artista praticar suas tarefas, em casa ou em seu tempo livre no salão de ensaios, mais seguro se sentirá. Num primeiro momento, é comum a sensação de que é impossível realizar essa ou aquela sequência. Mas lembre-se que um movimento novo é cansativo porque o corpo - ou melhor - os músculos do "atleta" não estão acostumados nem fortalecidos o suficiente. Isso eleva os batimentos cardíacos e gera falta de ar, etc. Esse cansaço nos impede inclusive de lembrar um texto ou cantar de forma adequada. Há de se insistir até que o corpo se acostume.
 
Depois de algumas semanas no salão de ensaios, são retirados os espelhos pra que as coreografias sejam executadas à perfeição sem que seja necessário o auxílio dos mesmos.
 
Diariamente, são feitas observações à respeito do desempenho do ator no espetáculo: dicção, precisão de marcações, observações musicais, etc. Esse tipo de feedback dos diretores pros artistas em cena, é conhecido por "notas". E será um processo utilizado em toda a temporada.
 
Finalizados os ensaios no salão - geralmente depois de 4 ou 5 semanas - é chegado o momento de ir ao teatro. Nessa etapa são acrescentados todos os elementos técnicos: Luz, som, cenografia, contra-regragem, perucas, maquiagem, figurinos, etc. Geralmente, esse período pode ser extremamente lento e cansativo, porém crucial para a "finalização" do espetáculo para o público. E por ser lento e cansativo, o ator pode sentir uma sensação de retrocesso na qualidade do trabalho realizado até ali. Por isso, convém estar o mais concentrado possível nessa etapa, para minimizar as perdas.
 
A adição de novos elementos (peruca e/ou figurinos pesados e/ou maquiagem pesada) exige um novo processo ao qual o corpo do ator deve se acostumar. Só pra citar alguns exemplos: figurinos dos objetos do castelo em A Bela e a Fera. Maquiagem da Fera e Fantasma, etc).
 
Espero que esse texto ajude a entender um pouco mais o universo dos musicais.
 
Até a próxima!
 
Saulo Vasconcelos
 
 

5 comentários:

  1. Obrigado Saulo, por desvendar esse universo tão mágico e tão complexo que é o de musicais !!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo resumo Saulo!! eu adimiro de mais a historia dos musicais muito mais os bastidores! muito perfeito! obrigado por compartilhar isso conosco! sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Super interessante. Quando estamos sentados lá na platéia, maravilhados com a perfeição da interpretação, das músicas, da coreografia, realmente não temos idéia do trabalho que dá. Parabéns a esses artistas completos por nos despertar tantas boas emoções!

    ResponderExcluir
  4. Demais Saulo!!! Estou fazendo um curso e adorando participar de tudo isso... Espero um dia te conhecer pessoalmente e tirar algumas dúvidas ao vivo e a cores! Parabéns...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente consegui te conhecer pessoalmente!!! Após a estréia de Priscilla no dia 17 de março, quase morri quando te vi no estacionamento!!! Até agora não acredito que consegui falar com você!!! Bjs e sucesso....

      Excluir