quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Hits do Abba cantados em português embalam a versão brasileira do espetáculo 'Mamma mia!




SÃO PAULO - Após ser visto por 45 milhões de pessoas, o espetáculo "Mamma mia!" estreia dia 11 de novembro no Teatro Abril, em São Paulo, com 32 atores e 10 músicos ao vivo. Mas, como ocorre nos 10 teatros onde está em cartaz pelo mundo, o musical não precisa de tecla SAP ou legendas para ser compreendido. Tudo é em bom e claro português, desde os diálogos às canções do grupo Abba, como "The winner takes it all", "Dancing queen" e "Take a chance on me", que dão o tom à comédia romântica.

A tarefa de fazer versões para os hits do quarteto sueco coube a Cláudio Botelho, outro nome forte na onda de musicais que vem conquistando o Brasil.

- É muito importante que em cada país o idioma do país consiga transmitir a emoção da história, é a melhor forma de a platéia se identificar com os personagens - diz o diretor musical David Holcenberg, que acompanhou os ensaios da peça ao lado de Robert McQueen (diretor associado) e Janet Rothernet (coreógrafa associada). O diretor e coreógrafo Floriano Nogueira serviu de elo entre elenco e os criadores estrangeiros, enquanto o maestro Paulo Nogueira cuidou de conservar nos arranjos os acordes originais de todas as canções, que são executadas e cantadas ao vivo em todas as sessões.

A montagem tem à frente dois dos nomes mais conhecidos do circuito musical brasileiro: Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos. É da atriz de 31 anos o papel de Donna Sheridan, que na refilmagem para o cinema de 2008 foi desempenhado por Meryl Streep, então com 59 anos. Mas Kiara, até por conta dessa diferença de idade, por pouco não é escalada para a produção:

- Quando começaram a seleção do elenco, eu estava fora do país. Mas não me importei, já que me achava velha demais para fazer o papel de Sophie e nova demais para ser a mãe dela - conta a atriz.

Só que os diretores enxergaram nela a Donna perfeita assim que ela, motivada por colegas, fez teste para "Mamma mia!".

- A diferença principal agora é que eu, em vez de ser a mocinha, sou a mãe da mocinha - compara.

A mocinha no caso é a Sophie (Pati Amoroso), que, às vésperas de se casar, cisma de investigar quem é seu pai, segredo mantido a sete chaves pela mãe. Para isso, convida para a festa os três homens com quem Donna se relacionou na época em que engravidou: Sam Carmichael (Saulo Vasconcelos), Bill Austin (Carlos Arruza) e Harry Bright (Cleto Baccic).

Independentemente do desconforto que seu personagem tenha diante da situação, Saulo se sente em casa quando atua com Kiara.

- Eu e a Kiara temos um entrosamento muito grande, dentro e fora do palco. Aliás, este é o primeiro papel que faço sem máscara com ela neste teatro - lembra o ator, que foi o monstro de "A Bela e a Fera" (2002/2003) e o personagem-título de "O fantasma da ópera" (2005/2007). Em ambas os dois formaram par romântico, situação que se repetiu em "A noviça rebelde" (2008/2009), no Casagrande, Rio, e Teatro Alfa, em São Paulo.

O Teatro Abril fica na Av. Brigadeiro Luís Antônio 411, na Bela Vista, região central paulistana. Sessões às quartas, quintas e sextas, às 21h; sábs., às 17h e 21h; e dom., às 16h e 20h. Os ingressos, com preços entre R$ 80 (balcão, às quartas, quintas e domingos) e R$ 250 (setor VIP, às sextas e sábados), podem ser comprados pelo fone 4003-5588 (válido para todo o país).

2 comentários:

  1. Mais uma propaganda do Mamma Mia e eu acho que vou surtar..rsrs
    Quero assistir!!!!
    Ta tudo muito lindo, nos mínimos detalhes.
    Parabéns!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Surtando !!!Quero ver Mamma Mia Agora!!!!
    Bjossss

    ResponderExcluir