segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Mamma Mia! estreia em São Paulo

Alegria, celebração e família são as marcas registradas do musical número 1 do mundo


Por Rafael Mendonça
ravmendonca@hotmail.com
Divulgação

Um dos maiores sucessos de bilheteria em todo o mundo, o musical "Mamma Mia!", finalmente desembarca no Brasil. A partir do dia 11 de novembro, o Teatro Abril, em São Paulo, será palco de uma história sobre amor e amizade, passada em uma pequena ilha grega.

Às vésperas de seu casamento, a jovem Sophie, em busca da identidade do pai, convida três homens que fazem parte do passado de sua mãe (Donna), e que há 21 anos não há viam. A partir daí, está armada esta deliciosa confusão, embalada com as canções do grupo sueco ABBA, incluindo os hits “Dancing Queen”, “The Winner Takes It All”, além da canção título. É praticamente impossível o público não cantar, dançar e se emocionar com músicas que marcaram época nos anos 70.

A produção, que teve sua premiere em Londres no ano de 1999, está em cartaz em 11 teatros diferentes do mundo, e a versão brasileira, apesar de contar com figurinos e cenários originais, teve as letras das canções totalmente adaptadas e traduzidas para o português. “Em todos os países que produzimos o musical é muito importante que as letras das canções do ABBA sejam traduzidas. Além de a plateia se identificar ainda mais com o espetáculo, as letras fazem parte do contexto da história, por isso que é feito este trabalho de adaptação”, explica o diretor musical David Holcenberg que se surpreendeu com a qualidade de interpretação do elenco brasileiro desde os primeiros ensaios.

Diferente de outras produções da Broadway, o musical "Mamma Mia!" dá liberdade aos atores para interferir em seus personagens, com um toque mais pessoal. “Há muitas produções de ´Mamma Mia!´ em todo o mundo, e elas não são coreografadas exatamente da mesma forma. Adoro trabalhar com um novo elenco, avaliar seus pontos fortes de dança e performance, e em seguida, criar uma apresentação para ele. Cada país tem algo diferente para oferecer”, anima-se a coreógrafa Janet Rothermel. Nesta montagem, são usados movimentos de dança contemporânea dos anos 70, 80 e 90, incluindo disco, hip hop e um toque de movimentação grega. “É encantador como o público é capaz de relacionar a música, a história e a coreografia. Acho que a maioria das pessoas enxerga um pouco de si mesma no palco”, conta a coreógrafa, que já trabalhou com a atriz Meryl Streep, protagonista da versão cinematográfica do musical.

Peça conta com 32 atores no elenco e uma Donna mais jovem que a convencional

Na versão nacional, quem faz o papel de Donna Sheridan é a atriz Kiara Sasso, 31, considerada pelo público e pela crítica, o nome de maior peso no teatro musical brasileiro. Para ela, este é um de seus maiores desafios profissionais. “Pela primeira vez, em muito tempo, não sou a mocinha. O trabalho de corpo é totalmente diferente de tudo que já fiz”, diz a atriz. Uma de suas maiores dificuldades foi o fato de ser muito mais jovem do que sua personagem. “Tive que me adaptar ao contexto do personagem: eu não tenho filhos e nunca tinha passado por essa experiência de interpretar um personagem totalmente diferente dos que já fiz”, conta. Ela revelou também que não esperava participar do musical. “Sou muita nova para interpretar a Donna e muito velha para o papel da Sophie. Na época da seleção do elenco, eu nem estava no Brasil, e só quando retornei fiz o teste e consegui o papel principal”, lembra.

Kiara caiu nas graças do diretor Robert McQueen. “Assim que assisti ao teste, já vi nela a pessoa perfeita para o papel. Ela é mais jovem do que algumas mulheres que temos no papel da Donna, mas seu talento, habilidade e disciplina revelam sua notabilidade. É emocionante ter a Kiara na montagem”, explica o diretor que começou com o musical há dez anos atrás no Canadá e retornou ao projeto em 2009, para a produção no México e agora no Brasil.

A produção nacional conta com 32 atores e orquestra de 10 músicos. Entre os destaques estão Saulo Vasconcelos - ator com mais de 10 anos de carreira e protagonista de grandes espetáculos como “O Fantasma da Ópera”, “A Bela e a Fera” e “Cats” – que interpreta Sam Carmichael e a novata Pati Amoroso, que faz o papel da Sophie Sheridan.

O Teatro Abril fica na Av. Brigadeiro Luís Antônio 411, na Bela Vista, região central paulistana. Sessões às quartas, quintas e sextas, às 21h; sábados, às 17h e 21h; e domingo às 16h e 20h. Os ingressos, com preços entre R$ 80 (balcão, às quartas, quintas e domingos) e R$ 250 (setor VIP, às sextas e sábados), podem ser comprados pelo telefone 4003-5588 (válido para todo o país).



O Estado RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário