terça-feira, 9 de novembro de 2010

Diretor de Mamma Mia! fala da evolução dos musicais

Mamma Mia! estreia oficialmente no dia 11 de novembro no Teatro Abril. Após a coletiva, tivemos a oportunidade de falar com Floriano Nogueira, diretor e coreógrafo residente do espetáculo.

O profissional falou da evolução do teatro musical no Brasil, principalmente por parte dos atores que estão cada vez mais capacitados. Ao mesmo tempo, o diretor contou como foi escolher a atriz para viver a personagem Donna e quais musicais poderiam cair no gosto dos brasileiros.

Leia a entrevista abaixo.

ClickCultural – Em Mamma Mia!, temos mais uma vez a parceria de Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos. Em sua opinião, por que eles se tornaram ícones dos musicais e estão sempre em cartaz com grandes produções?

Floriano Nogueira - Essa é uma questão muito fácil de responder, com em qualquer outro trabalho é preciso estudar e se aprimorar, abrir um leque para continuar no mercado. Todas essas produções trouxeram equipes criativas internacionais diferentes, alguns podem até se conhecer, mas nunca são os mesmos. Em Mamma Mia!, além de Saulo e Kiara, temos um grupo de atores jovens como a própria Pati Amoroso (Sophie). Em cada trabalho não existe um pré-julgamento, o mérito é deles.

Atores e diretores falam do espetáculo Mamma Mia!

ClickCultural – Quantos anos você trabalha com musicais?

Floriano Nogueira - Comecei como ator no Rio de Janeiro, devo ter de estrada uns 15 ou 16 anos no mundo dos musicais.

ClickCultural – Então, você acompanhou o avanço dos atores brasileiros nessa área do teatro. Como foi esse processo?

Floriano Nogueira - Quando eu comecei era muito dividido. Ou você estudava canto, artes cênicas ou dança. Como os atores eram desconhecidos, muitos participavam de uma peça e tinham outro emprego para se manter, sobrava pouco tempo para investir em si próprio. Atualmente, a realidade está mudando. Em São Paulo, por exemplo, tem algumas escolas que conseguem preparar os atores focados para o teatro musical. São realmente aulas de canto, dança e interpretação. As pessoas estão ficando mais preparadas, é possível ver atores novos com um nível muito bom.

Veja fotos e curiosidades sobre Mamma Mia!

ClickCultural – O Brasil definitivamente está na rota dos grandes musicais. O que você acha que pode vir para o país e agradar o público?

Floriano Nogueira - Tem muitos espetáculos que poderiam vir para o Brasil e agradaria as pessoas. O próprio O Rei Leão, esse mundo da Disney já é conhecido. Wicked é um musical espetacular. Priscila A Rainha do Deserto é outra opção, um espetáculo australiano que está indo bem no West End em Londres e deve voltar para a Broadway. Billy Elliot também poderia ganhar uma montagem brasileira. Particularmente, meu sonho seria trazer Memphis, assisti em Nova York e fiquei impressionado.

ClickCultural – Por que os musicais estão fazendo mais sucesso no Brasil?

Floriano Nogueira - As pessoas começaram entender o que é o teatro musical. Os musicais aproximam mais o público do espetáculo, é sempre alegre, ninguém sai triste após uma apresentação.

ClickCultural Vocês tiveram dificuldades de achar a Donna. Como foi esse processo de escolha até encontrar a Kiara?

Floriano Nogueira - Donna é uma personagem muito bem desenvolvida, era preciso alguém que tivesse o canto e a parte cênica bem evoluída. Em uma determinada parte da peça, é preciso fazer as duas funções. O Brasil tem muitos talentos com capacidade, foi difícil, mas encontramos. Em Cats, por exemplo, tivemos dificuldades em encontrar a gata branca. A personagem tem uma habilidade técnica de dança muito grande. Exportamos bailarinos para o Bolshoi e Cirque du Soleil. Como não poderíamos encontrar a gata branca? Inicialmente, pensaram até trazer de fora, porém nós achamos.

ClickCultural – Os musicais ficam um bom tempo em cartaz, chegando a fazer mais de 100 apresentações. O maior desafio do teatro musical seria manter o frescor a cada apresentação?

Floriano Nogueira - Com certeza é o maior desafio, nesse momento é que entra meu trabalho. O ator trabalha com a emoção, ás vezes acontece algo em sua vida particular que deixa o humor e o temperamento diferentes. Tenho que manter o frescor e qualidade, nada pode abater a interpretação deles. Além disso, fazer sete sessões por semana pode acabar caindo no automático. Uma canção, fala ou gesto pode automatizar, tenho que lutar para manter a chama acesa. É um trabalho difícil, mas bem legal.

Um comentário:

  1. Vocês saberia me dizem, mais ou menos quando sairia Priscila a Rainha do Deserto?

    Obrigado

    ResponderExcluir